O JOGO DO PODER
Por Marcus Bastos
@marcusbastos_ac
JOGO DURO
O deputado estadual e Juiz aposentado Pedro Longo(PDT) usou a tribuna da Aleac para tecer duras críticas à Agência Nacional de Aviação Civil, em relação aos abusos dos preços das passagens aéreas e outros absurdos praticados pelas empresas de aviação no estado do Acre.
JGO DURO II
Longo destacou a omissão da agência perante a prática dos preços abusivos, em especial para a região do Juruá, que diante da precariedade das vias terrestres (leia-se BR 364) isso contribui para o isolamento da região dificultando tudo o que é possível para aquela população.
NEGÓCIO DA CHINA
O Governador Gladson Cameli cobrou do Presidente Lula para ser mais duro com empresas aéreas que operam em vôos comerciais no Acre. A cobrança do Governador é muito válida. Uma passagem aérea saindo ou entrando no Acre chega a custar R$ 6 mil. É mais caro viajar para o Acre que para a China, Estados Unidos ou Europa.
ARROCHO
A Coluna aproveita a fala do governador e pede para o mesmo ter também coerência em relação ao ICMS cobrado nos preços dos combustíveis no estado do Acre. Valendo lembrar que a gasolina do Acre é a mais cara do Brasil, e recentemente o governador aumentou o valor do ICMS deixando os combustíveis ainda mais caros, contribuindo para o aumento da inflação no nosso estado.
ARROCHO II
A população não merece pagar por esses preços abusivos e absurdos de passagens aéreas e combustíveis. Um Estado de onde todos os dias inúmeras pessoas vão embora em busca de oportunidades de trabalho em Santa Catarina e outros lugares do Brasil, pois aqui não há ofertas de vagas, não pode condenar ainda mais a sua população ao sofrimento.
DEVER MORAL
Na hora que o excelentíssimo governador estiver dançando para o Tik Tok, comendo farofa, conversando com os calangos na beira da rua, posando para tirar fotos com crianças nas calçadas, dançando forró com as vovós… que se lembre que no Acre a população está sofrendo. É o governador mais carismático que já apareceu nesse estado, e tem o dever de amenizar o sofrimento do povo, que por sinal gosta dele.
SOLUÇÃO
Seria muito bom para a população se o Governador decretasse a diminuição do ICMS nos combustíveis. A situação do Acre está ficando muito difícil. Todos os dias, população pobre e comerciantes reclamam da crise econômica que estacionou no Estado. Na capital, sem investimentos do estado e município em obras que gerem impacto econômico, o povo vai sofrendo no dia-a-dia e a situação piorando.
SOLUÇÃO II
Se esta gestão do governo Gladson Cameli não tiver projetos e programas que mudem essa realidade nua e crua em que vive a situação do povo do Acre, não se justifica ter brigado tanto para ganhar uma eleição. Não adianta falar de gráficos, de percentuais e índices, pois a realidade é outra. Basta conversar com os comerciantes e o povo mais pobre das periferias.
RINGUE
O Senador Márcio Bittar, ainda filiado ao União Brasil, chamou para o ringue o ex-senador e atual presidente da Apex, Jorge Viana. Jorge não deu a mínima para Bittar, manteve-se no cargo mesmo sem saber falar inglês, e deixou Bittar falando sozinho. Detalhe: os dois, Viana e Bittar, foram derrotados nas urnas por Gladson Cameli na última eleição.
PÓS ELEIÇÃO
Na última eleição o senador Bittar colocou três partidos embaixo do braço, União Brasil, Republicanos e PL. Foram eleitos 3 deputados federais no União Brasil e 2 no Republicanos. Por incompetência e inabilidade política sei lá de quem, nenhum deputado federal foi eleito no PL.
NOVO CENÁRIO
Alan Rick fora eleito senador no União Brasil, e recentemente tomou de Bittar a sigla constituindo uma nova Executiva. O que corre nos bastidores é que Bittar deve ir de mala e cuia para o PL, antes que os deputados estaduais Arlenilson e Afonso o tomem. Pois até o Republicanos, cujo presidente era o filho de Bittar, João Paulo, agora está com o deputado federal Roberto Duarte.
QUEM TE VIU…
Resumo: Bittar não tem um deputado federal para chamar de seu e está quase ficando sem partido. Quanto ao deputado federal eleito Eduardo Veloso, está cogitado para disputar uma vaga de senador com seu ex-titular Márcio Bittar nas eleições de 2026. Veloso era suplente de Bittar no Senado.
DINÂMICA
Lembrar aos conjectores de plantão da política do Acre que as eleições municipais de 2024 passam primeiramente pelos acordos de 2026. Outra coisa: essas reuniões e decisões estão sendo tratadas na capital federal. Há muitas conversas sendo feitas pelos caciques, as quais surpreenderão muita gente até o fechamento dos prazos de filiações e convenções partidárias.
SURPRESA
Uma dessas filiações, talvez a mais especulada até aqui, a do ex-prefeito Marcus Alexandre, tudo o que se falar até agora não passará de ilações. Não se esqueçam da regra número 1 do jogo. Tudo se resolve em Brasília.
MINEIRO
Enquanto isso, Marcus Alexandre vai tomando cafezinho com a população de Rio Branco nas periferias e comendo pelas beiradas. Depois que anunciou a sua desfiliação ao PT e que não voltará mais à sigla, a procura pelo mesmo está parecendo até uma romaria. Marcus Alexandre é paulista, mas está parecendo um mineiro, quietinho, cauteloso. Aprendeu rápido o caminho das pedras.
MANDA CHUVA
Passando para informar que o presidente da Executiva Municipal do União Brasil é o suplente de deputado federal e médico Fábio Rueda. É simplesmente o homem que conduzirá as eleições municipais no município de Rio Branco pelo partido. Ele é irmão do secretário geral da Executiva Nacional do União Brasil. Será que o homem tem a senha?
Por hoje é só.
Que venha Junho,
Lindo e abençoado.
A opinião do colunista não representa a opinião do Acre Jornal