Começar um novo negócio pode ser bastante desafiador, mas para pessoas como a empresária Maria Socorro Cunha, as oportunidades alcançadas fazem valer a pena. Com o devido incentivo de instituições como o Sebrae no Acre e muita dedicação, seu empreendimento Doces Regionais (Instagram: @docesreg) está no mercado acreano há 25 anos.
Em um país no qual 95% das empresas são pequenos negócios, o crescimento de Microempreendedores Individuais (MEI) e Microempresas (ME) é um incentivo para quem pensa em engatar em algum empreendimento. Socorro trabalhava em uma sorveteria quando teve a ideia de implantar seu próprio negócio de venda de doces naturais da “terra acreana”, após motivação de seus próprios clientes.
“Os clientes pediam para comprar bombons de cupuaçu, castanha cristalizada, produtos da região. Então, pensando em satisfazê-los e alcançar uma maior demanda, eu preferi fazer uma loja e ter toda a variedade de produtos. Isso já está com 25 anos”, conta.
A empreendedora também contou com o apoio do Sebrae, que a auxiliou através de atendimentos e cursos. “Comecei a ter esse contato com o Sebrae por meio de clientes que trabalham lá [na instituição] e foram me chamando para participar dos cursos e alguns eventos. E estou gostando muito, porque eu tinha muita vontade de participar. Já fiz os cursos de Marketing Digital, Atendimento ao Cliente e Técnicas de Venda, que era o que eu mais queria”, diz Socorro.
Ruama Demir, coordenadora de negócios do Sebrae, elogia a determinação de micro e pequenos empreendedores: “Ao participar de treinamentos e consultorias sobre gestão de negócios, eles estão investindo em sua própria evolução e garantindo que sua empresa esteja sempre à frente da concorrência. Afinal, um empreendedor bem preparado é um empreendedor de sucesso”, comenta a coordenadora.
Abrangendo temas como Marketing Digital, Gestão Financeira, Atendimento ao cliente, os cursos online e presenciais oferecidos pelo Sebrae buscam auxiliar e capacitar empreendedores como Socorro, visando o fortalecimento de seus negócios, bem como a propagação da cultura empreendedora e podem ser acessados através do site: ac.loja.sebrae.com.br