O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a operação Chave Mestra, com foco no combate ao crime organizado.
De acordo com o MP, a ação resultou no cumprimento de nove mandados de prisão e 14 de busca e apreensão nos municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e também no estado da Paraíba.
Entre os detidos está um dos líderes de uma facção criminosa, que residia atualmente na Paraíba. Em outra ação, um dos alvos foi preso em flagrante por obstrução da Justiça após destruir seu celular para impedir o acesso a informações que poderiam revelar novos crimes e identificar outros envolvidos.
O nome da operação, Chave Mestra, é uma referência às investigações iniciadas após a apreensão do celular de um integrante da organização. O conteúdo do aparelho forneceu informações valiosas sobre a atuação da facção, permitindo a identificação de novos membros e o avanço das investigações.
A operação contou com a atuação de promotores de Justiça do Gaeco e o apoio de mais de 50 policiais militares, destacando o esforço conjunto entre as instituições no enfrentamento ao crime organizado.