Com o objetivo de promover a resolução de conflitos por meio de práticas de conciliação e mediação, a Polícia Civil do Acre (PC-AC) deu início nesta segunda-feira, 21, à 3ª Semana de Conciliações, que vá até a sexta-feira, 25. Conforme a polícia, são 143 audiências agendadas, beneficiando mais de 300 pessoas ao longo da semana.
A ação abrange não apenas as regionais de Rio Branco, mas também se estende a outros cinco municípios: Capixaba, Cruzeiro do Sul, Bujari, Porto Acre e Xapuri.
O lançamento oficial ocorreu na 1ª Regional de Rio Branco, onde foram montadas três salas específicas para atender o público e facilitar as audiências de conciliação.
Segundo o delegado Karlesso Nespoli, coordenador da delegacia da 1ª Regional, a iniciativa é essencial devido à grande demanda por soluções de conflitos na região. “Temos diversos conflitos de várias naturezas. A equipe do Pacificar tem sido um grande apoio, ajudando a reduzir a necessidade de procedimentos como inquéritos e termos circunstanciais que seriam remetidos ao Judiciário. Um simples acordo entre as partes evita o sobrecarregamento do sistema”, destacou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, enfatizou o sucesso do programa, que apresenta uma taxa de 80% de acordos realizados. “De cada 10 audiências, 8 resultam em consenso entre as partes. Esse alto índice de resolução é fruto do trabalho dos nossos profissionais capacitados. Só neste ano, já realizamos mais de 800 acordos, o que significa que 800 processos deixaram de ser levados ao Judiciário”, explicou Maciel.
O Pacificar, política pública de segurança criada pela Polícia Civil do Acre, tem o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão e oferecer soluções rápidas e eficazes para resolução de conflitos.