O Ministério da Saúde da Rússia revelou nesta semana o desenvolvimento de uma vacina contra o câncer, que será disponibilizada gratuitamente aos pacientes russos a partir de 2025. A vacina, criada em parceria com diversos centros de pesquisa, utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA), a mesma aplicada nas vacinas contra a Covid-19 para instruir o sistema imunológico.
Este novo imunizante adota uma abordagem personalizada, baseada na análise genética do tumor de cada paciente, para criar uma vacina exclusiva que “ensina” o sistema imunológico a identificar e combater as células cancerígenas. De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo, os testes pré-clínicos demonstraram que a vacina pode suprimir o crescimento do tumor e a formação de metástases.
Apesar do grande avanço, o governo russo não revelou quais tipos específicos de câncer serão alvo desse imunizante inovador. Além da vacina de mRNA, a Rússia também está desenvolvendo a EnteroMix, uma vacina oncolítica composta por uma combinação de quatro vírus não patogênicos que podem destruir células malignas e ativar a resposta imunológica contra o câncer. A primeira fase dos testes clínicos dessa vacina deve começar entre o final de 2024 e início de 2025.
Esses novos desenvolvimentos podem representar um marco importante no tratamento do câncer, embora mais informações sobre os detalhes de cada vacina ainda estejam por vir.